Produção de Apicultura

A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservações dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural. O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que aliado à presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola.
Tipos de apiários:

Apiário fixo

Um apiário fixo é caracterizado pela permanência das colmeias durante todo o ano em um local previamente escolhido, onde as abelhas irão explorar as fontes florais disponíveis em seu raio de ação (máximo de 3 km para uma coleta produtiva). Como as abelhas não são deslocadas, permanecendo no apiário durante todo o ano, a escolha do local assume importância fundamental na manutenção das colmeias e produtividade do apiário.

Apiário migratório

Esse tipo de apiário deve atender à maioria das características de um apiário fixo, entretanto, é usado na prática da apicultura migratória, em que as abelhas são deslocadas ao longo do ano para locais com recursos florais abundantes.

A situação menos recomendável é aquela em que as colmeias são dispostas em contato direto com o solo, sem a utilização de qualquer suporte, acarretando prejuízos tanto para o enxame como para a vida útil das colmeias.
Localização do apiário
Dentre os vários aspectos que devem ser levados em conta quando se pretende instalar um apiário, a disponibilidade de recursos florais.

Flora apícola

A flora apícola é caracterizada pelas espécies vegetais que possam fornecer néctar e/ou pólen, produtos essenciais para a manutenção das colônias e para a produção de mel. O conjunto dessas espécies é denominado “pasto apícola ou pastagem apícola”. Para que se obtenha sucesso na criação de abelhas, é fundamental uma avaliação detalhada da vegetação em torno do apiário, levando-se em conta não apenas a identificação das espécies melíferas, mas também a densidade populacional e os seus períodos de floração.

PRODUTOS DA APICULTURA: MEL, PRÓPOLIS, GELEIA REAL, GRÃO DE PÓLEN

MEL

O mel é um alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.
O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosa às colmeias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em “colmeias artificiais”. Por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo, conseguiu aumentar a produção de mel e extraí-lo sem danificar a colmeia. Com a “domesticação” das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura.

PRODUÇÃO

A formação do mel está intimamente relacionada ao processo de polinização das flores através da atração aromática exercida por elas, dentre os insetos atraídos pelas flores temos as abelhas. A capacidade olfativa das abelhas se devem a inúmeras estruturas localizadas em seu par de antenas.
As abelhas sugam o néctar da flor, depositando-o no papo ou vesícula nectífera, onde enzimas irão decompor o açúcar do néctar em dois açúcares mais simples, a frutose e a glicose. Ao retornar a colmeia, a abelha deposita o néctar em favos onde este perderá grande parte de sua água e se transformará em mel.
O néctar contém quase 80% de água, enquanto o mel possui apenas 18%. Como o mel tem pouca água, bactérias não conseguem se proliferar, evitando assim a sua fermentação.

PRODUÇÃO DE MEL NO BRASIL

Diversos fatores favorecem a produção de mel no país, dentre eles podemos citar as favoráveis condições climáticas em quase todo o seu território, além de extensas áreas ocupadas com cobertura vegetal natural diversificada, ou por culturas agrícolas que tendem a diversificar e aumentar a qualidade do mel. Temos ainda uma maior tolerância às pragas e doenças por parte de nossas abelhas africanizadas.
A produção do mel no Brasil vem alcançando altos índices de crescimento, esse efeito se deve à melhoria da genética das abelhas utilizadas na produção de nosso país, bem como à melhoria da qualidade do mel produzido que foi impulsionado devido ao embargo exercido pela comunidade europeia ao nosso mel no ano de 2006. Outro fator a ser considerado é a não utilização de medicamentos por parte dos produtores nacionais, barateando a produção e tornando-a mais competitiva e atrativa no mercado mundial.

BENEFÍCIOS

Esse produto, produzido pelas abelhas, já é usado pela humanidade há milhares de anos. Seus benefícios são conhecidos pelos pesquisadores e por pessoas que têm o habito de consumi-lo. Citamos alguns:

1. Possui ação antimicrobiana, protege o organismo contra doenças;
2. Boa fonte de energia;
3. Rico em minerais, como: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês, cobalto e outros;
4. Possui efeito cicatrizante, é bom para a pele, vias respiratórias e tem efeito calmante;
5. Auxilia na prevenção contra o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, previne contra Alzheimer, entre outras;
6. Bom contra problemas de garganta, gripe, resfriados e problemas respiratórios;
Precaução: não esquentar, evitar a luz, não deve conter mais de 20% de umidade. Não dar a menores de 1 ano. Verificar previamente possível alergia. Não apto para diabéticos.

SINDICATO

Diretoria Executiva

Infraestrutura

ASSOCIE-SE

O Sindicato Rural oferece benefícios suplementares aos seus associados  como cursos e treinamentos através da FAESP/SENAR. Além de apoio jurídico, técnico, fiscal e organizacional através de seus departamentos Administrativo, Jurídico, Agronômico e Contábil.

ATENDIMENTO

1199957-7253